Páginas

21 de setembro de 2012

As Derrotas e os Caminhos do Recomeço

Acredito que todos já passamos por momentos na vida que sentimos assim: totalmente derrotados. Qualquer que seja o motivo, uma tarefa que não realizamos algo que perdemos para alguém, enfim são tantas as situações que a gente se sente derrotado, de ter fracassado naquilo que almejamos.
Sempre olhei para as derrotas e para os fracassos com um olhar negativo. Já me senti mal, estranho, confuso, até pensando que nada dava certo na minha vida, na minha história, já pensei; como podem acontecer tantos revezes na vida de alguém. Já tive na vida muitas derrotas e já as lamentei muito. Nunca tive maiores problemas psicológicos, mas conheço pessoas que são eternamente derrotadas na vida porque desenvolveram dentro de si um bloqueio com relação às tentativas. No entanto a derrota sempre foi algo que eu me envergonhava muito e chorava demais.
Até que uma vez sábio amigo que já mora no céu, me fez enxergar o avesso da derrota. O avesso da derrota é exatamente o momento que a gente nunca se lembra, mas é a grande virtude que existe dentro de nós. Foi isto que aquele senhor me ensinara naquela noite tão fria e tão desanimada que eu passava na vida, que a derrota não era conseqüência do fracasso, mais sim de quem tinha lutado e se exposto. Ele me fez olhar o avesso de uma situação que nunca havia parado pra dar valor. Nunca havia pensado que o avesso de algo era tão bonito, que olhar o avesso da derrota despertava dentro de nós  o recomeço. Isso me fez pensar e encarar a vida e meus objetivos de outra forma. Desde então sempre lutei por aquilo que julgava certo, mesmo quando não conseguia realizar, depois da derrota eu me sentava e dava boas risadas e via o quanto eu havia me dedicado e batalhado por algo. Cresci muito com isso. As derrotas que sempre me fizeram muito mal foram as que mais me ensinaram a crescer. E a conseguir as futuras vitórias que viram sempre. 
Não devemos desenvolver a derrota dentro de nós sem antes ter tentado, batalhado. Se hoje não deu certo, não desista. Não estacione nas derrotas da vida e isso faz com que as conquistas e as vitórias estejam sempre distantes.
Pode ser que sua vida hoje esteja assim, derrotas, tudo o que você faz não prospera, se acostumou com as derrotas e nem tem mais vontade e iniciativa para lutar. Pare um momento na sua vida e admire as derrotas, tente ver o avesso delas, só assim você perceberá que o bonito que existe nelas isto devolvera você a você mesmo.
Fui mais feliz na minha vida quando deixei de eternizar as derrotas e passei a acreditar na coragem do recomeço.