Páginas

29 de junho de 2011

O MUNDO QUE CADA UM DEVE TER


Sempre me chamou muita atenção essa expressão: O MEU MUNDO.
Quando era criança lá no sítio com meus irmãos tínhamos o nosso mundo, mesmo que ele fosse cercado pelas matas e canaviais. Aquele era o nosso mundo e ele era o melhor mundo do mundo. Aquela simplicidade e humildade que se via em nossos brinquedos, nossas roupas rasgadas, nosso pé no chão e muitas cicatrizes. Mais nada disso nos impedia de sermos felizes e defender a qualquer custo que o nosso MUNDO que era o mais bonito de todos.
Hoje ainda com saudades lembramos daquilo que um dia já fomos ou fizemos. Somos assim mesmo. O Nosso tempo de escola sempre será o melhor tempo passe o tempo que passar. Nossa convivência com os amigos e os outros será sempre a melhor, passe o tempo que passar. O nosso mundo será sempre o melhor. Tudo porque nós projetamos um mundo dentro de nós e vamos alimentando esse nosso mundo por muito tempo.
Existem pessoas que projetam um mundo perfeito, de grandes sonhos e objetivos buscam incansavelmente aquilo que sempre acreditou. Mesmo que o seu mundo não seja do jeito que deveria ser, o seu mundo sempre será o melhor mundo. Falar do nosso mundo é falar da nossa família e valorizar pessoas e coisas que fazem parte do nosso dia-a-dia. É acima de tudo ainda acreditar que é possível mesmo que em sonhos, sonhar  com alguém com um mundo diferente.
Existem pessoas que não se preocupam com seu mundo. Vivem de murmurações ou de serem vítimas dos seus próprios problemas. Pessoas acomodadas que não se interessam em sonhar, em ter a coragem de arriscar. Vivem de favor, de sonhos e de vitórias dos outros. Encostam-se na própria sombra e não se mexem para e por nada. Pessoas pobres em espírito e ricas em  egoísmo, que não sonham um mundo para elas, mais querem viver o mundo dos outros. Pessoas que roubam a criatividade dos outros, que querem sempre ser reconhecidas por algo que não lhes pertencem. Necessitam de atenção sem merecerem, pessoas sem mundo é sem ideal é sem coração, sem amor, sem paz, sem esperança.
O MUNDO esse que a gente vê e que chamamos de COSMO será um dia melhor a partir do momento que o meu próprio mundo for também o melhor. É verdade que todos nós temos nossos defeitos e limitações, mais isso serve para sabermos que a partir deles que devemos iniciar a mudança.
Lembro que naquela época do sítio se nós não achássemos o nosso mundo, o mais bonito e o mais perfeito, ninguém acharia. Se tivéssemos ficado presos na nossa pobreza, deixado de sonhar por causa das nossas roupas rasgadas e se nossas cicatrizes em nossos pés tivessem nos desanimado ele não seria o melhor mundo do mundo.
Quero dizer que não devemos nunca deixar de acreditar e valorizar que o nosso próprio mundo é o melhor mundo do mundo. Se ele não é pra você mesmo o melhor mundo do mundo, não poderá ser pra mais ninguém. Pois a única pessoa responsável pelo seu próprio mundo, é VOCÊ MESMO.
Antes de roubar o mundo dos outros ou de querer mudar o mundo de alguém, saiba que você precisa sonhar e criar o seu próprio mundo.
Renato Gonçalves