Páginas

4 de março de 2011

O TEMPO E A DISTÂNCIA


Longe, distante. Atrasado, Apressado. Palavras corriqueiras em nossa vida. A distância de família, amigos, amores do mundo que vivia. A distância que traz saudades, mas que tanto nos ensina a valor das pessoas. A distância que provoca em nós o desejo de conhecer e o gostar do novo. A distância que nos desafia. A distância que pode ser perigosa. A distância que nos move em busca de novas possibilidades e caminhos.
 Assim é à distância na vida, esse é o seu papel e sempre será. Uma analogia entre o começo e o fim, presença e ausência, tristeza e alegria, lágrimas e sorrisos.
 A distância é movida pelo tempo. O senhor das coisas e determinante nesse mundo limitado! Servidor do Criador. Inventado por nós, para nos limitar, nos orientar e calcular nossos atos e ações. Para que a gente erre e aprenda acertar. Para que gente se decepcione e aprenda recomeçar. Para tantas coisas esse tal tempo. Tempo para distanciar-se e se a distância provoca saudades, o tempo é responsável para que não exista o esquecimento. O tempo ajuda-nos a perdoar, amar, fechar feridas, esquecer magoas mudar a rota da vida.
Acredito na distância e no tempo como grandes co-protagonistas na nossa limitada vida, presente supremo de Deus. Sem tempo como saber sobre a distância sem distância teria saudade? A saudade supera a mera questão de sentimentalismo, antes cativa valorização das pessoas importantes na vida. Que movimento magnífico este! Tempo, Distância e Saudades.
Talvez hoje na sua vida exista uma necessidade de você exercitar esse movimento. Quantas pessoas se encontram distantes de você, da sua vida. Algumas longe. Outras perto, em casa quem sabe, mas tão distante do seu coração, da importância que mereciam. Deixe o tempo medir essa distância e sinta saudades dela. Assim receba-a novamente na sua vida, como se ela estivesse realmente muito longe, mas agora voltou. E precisa ser amada.
Mas se você for esta pessoa que alguém tão perto te deixou tão distante da vida dela, não se desespere. A distância sempre deixa caminhos e rotas para que o tempo possa trilhar e chegar até você.
O Tempo e a Distância na minha vida me ensinam a cada manhã que jamais podemos nos separar, o quanto preciso ajudar a distância deixar trilhas para que o tempo levem os amigos a mim e eu a eles. A distância da tua ausência tem provoca saudades da tua presença.