Páginas

18 de fevereiro de 2011

CONHEÇA UM POUCO DO PADRE RENATO

“Isto é um pouco do meu tudo, mas posso dizer que é tudo do meu pouco, em cada palavra há um pouco de mim, em cada pouco de mim há um tudo de Deus.”
Padre Renato Gonçalves, é natural de Araraquara. Nasceu aos 19 de maio de 1977, na Maternidade Gota de Leite.
De Família simples e humilde é padre Renato é filho mais velho de Antonio José Gonçalves e Maria Aparecida Scarparo. Seus irmãos Rodrigo Gonçalves (in memorian) e Robison Gonçalves (Kiko). Sua Família sempre morou no sítio; Sítio Carandá, Colônia do Sapo, Fazenda 7S, Pedreira Morada do Sol e por fim Pedreira Ouro Fino, onde permaneceu até 1997. Estudou Primeira e Segunda series na Escola do Sítio Cafelândia. Terceira e Quarta séries na Escola do Bairro dos Machados. Cursou o Ginásio e Primeiro Ano colegial na Escola Victor Lacôrte.
Trabalhou de Office-Boy desde os 13 anos com sua bicicleta pela cidade de Araraquara. Recebe Primeira  Comunhão e o Crisma. Aos seus 15 anos, faz uma experiência de Deus na sua vida, deixa o sítio e a família e resolve ir para o Seminário, faz contato com os Missionários Redentoristas na Igreja Santa Cruz. No ano de 1995 ingressa no Seminário Menor Redentorista em Aparecida do Norte, onde cursou Segundo e Terceiro ano do colegial. Em 1997 vai pra cidade de Sacramento/MG para cursar Propedêutico.
Em 1998 ingressa na Diocese de São Carlos, no Seminário Diocesano São Carlos, onde cursa Filosofia entre 1998 e 2000. Faz estágio pastoral nas seguintes paróquias:
1998 – Comunidade São Francisco de Assis, hoje Paróquia São Francisco de Assis.
1999 – Paróquia Santo Antonio e se torna Motorista e Cerimoniário do Bispo2000 – Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe e Motorista e Cerimoniário do Bispo.
De 2001 a 2006 resolve fazer uma nova experiência fora do seminário, nesta época trabalhou de Secretário Paroquial, Pesquisador da Fundação Seade e por fim de Padeiro. Em 2001, passa pela experiência da páscoa de seu avô David Gonçalves e logo em seguida com a partida prematura de seu irmão Rodrigo Gonçalves, aos 23 anos.
Em 2007 retorna o seminário, ingressando da Casa de Formação São Carlos, em Campinas, para cursar Teologia, no mesmo ano faz estágio pastoral, na cidade de Itápolis e o distrito de Nova América, onde faz amigos eternos.
Em 2008  volta a fazer estágio pastoral na Cidade Aracy em São Carlos, na paróquia Nossa Senhora de Guadalupe.
Em 2009  faz estágio pastoral na cidade de Santa Lúcia com Padre Luiz Antenor. Em Maio do  mesmo ano, acompanha com padre Luiz na sua transferência pra Paróquia São José, Araraquara.
Em 2010  continua seu estágio pastoral na Paróquia São José, em Araraquara. No dia 30 de julho de 2010 é ordenado diácono transitório na Catedral São Carlos Borromeu, em São Carlos, pela imposição das mãos e prece consecratória de Dom Paulo Sérgio Machado, bispo diocesano de São Carlos.
No dia 14 de dezembro de 2010 é ordenado sacerdote da Igreja Católica por Dom Paulo Sérgio Machado, bispo diocesano de São Carlos.