Páginas

20 de janeiro de 2011

DAS PEQUENAS COISAS MUITAS LEMBRANÇAS

Com o passar do tempo, com a nossa correria do dia a dia, vamos criando dentro de nós um sistema de esquecimento, devido às inúmeras informações e atividades que temos.
Acredito muito e admiro quando o poeta no seu momento de exaltação contempla coisas que julgamos comuns, mas é justamente delas que ele tira seus poemas e suas conclusões que muitas vezes aplicamos na nossa vida.
Quero dizer que se torna comum não percebemos coisas que antes tinham tanta importância pra nós. Por que?
Existem pessoas que passam dias, meses, anos, tentando conseguir, conquistar algo. Quando os tem, em curto tempo perde aquele encanto, aquela motivação que tanto o impulsionou na busca do ideal. E logo partem em busca de novos sonhos e conquistas. Não que eu seja contrário a busca de sonhos. Mas fico imaginando que já não conseguimos mais nos apaixonar pelas coisas e fatos importantes da nossa vida.
Mas o que intriga é justamente o fato de que muitas pessoas não querem mais se prender a ninguém, não desejam perceber e viver as coisas simples, os fatos corriqueiros, as graças e os risos do dia a dia. Quantas vezes sacrificamos nos pequenos gestos as atenções de pais para filhos e nós filhos para os pais. Quantas vezes trocamos as novelas pelas conversas familiares, os filmes pelos papos saudáveis com a vizinhança?
Entendo que viemos numa época em mudança e numa mudança de época, mas às vezes na minha solidão e nos meus pensamentos bate saudade do que um dia o mundo já foi. Tenho saudade do sítio, quando no cair da tarde nos reuníamos para partilhar as pequenas coisas da vida. Valorizávamos todas as coisas ao nosso redor, nossos pés de manga, de tamarindo, nossa mina d’água, nossas criações de aves e outros bichos. Nosso lar sem grandes estilos, mas de muito aconchego.
Hoje, não existem mais em nossa vida as pequenas coisas, gestos e feitos. Nosso cachorro já não é mais o mesmo, antes ele vigiava, hoje ele serve de desfile com seus aparatos, roupas, etc. Damos mais valor ao animal (que deve ter sim atenção) do que até mesmo as pessoas e nas pequenas coisas e fatos.
Quero convidar você que passa às vezes todos os dias neste lugar, em que trato com tanto carinho e aqui exponho meus pensamentos, minha vida, aquilo que sou; as minhas pequenas coisas, a redescobrir olhando sua vida e perceber quais sãos as coisas e fatos tão pequenos que já não fazem tanta importância. Talvez o bom dia, boa tarde, boa noite, abraços, declarações de esposo a esposa(vice-versa).
Nas pequenas coisas nos tornamos mais gente, e talvez assim como eu, quando você lembrar-se dessas pequenas coisas, se valorizá-las e vivê-las novamente terá a consciência de que nas pequenas coisas e fatos transformam nossa vida e a vida dos outros.
Se você é uma dessas pessoas que luta para conseguir aquilo que quer e logo que tem, desvaloriza e descarta. É sinal de que você está precisando se apaixonar e exercitar as pequenas coisas e fatos na sua vida, descobrir o que você quer da vida, qual o seu ideal, lembre-se para amar as grandes coisas e fatos é preciso entender e exercitar o simples e pequenos gestos.