Páginas

17 de janeiro de 2011

EMAUS RESGATE PARA A VIDA


Acredito que a maioria já leu, ou escutou no Evangelho, alguns dias após a Páscoa a Leitura dos Discípulos de Emaus.
Pra quem não se lembra; dois discípulos iam de Jerusalém para Emaus, uma pequena aldeia cerca de 11 KM de distância. Iam falando tudo o que havia acontecido na vida deles nos últimos dias. Jesus se colocou no meio deles sem que eles o reconhecessem e quis saber do que falavam. Eles ficaram indignados por Jesus ser o único a não saber sobre o ocorrido naqueles dias. Eles estavam como que cegos. Relataram para Jesus todo o fato. Jesus por sua vez revelou as Escrituras, faz ua pedagogia da fé, assim como Moisés o fizerá no deserto.Numa determinada altura do caminho Jesus fez que iria para outro lugar, mais eles insistiram e pediram que Jesus ficassem com eles. No partir do pão eles reconheceram Jesus e perceberam que quando Jesus lhes falava, lhes ardia o coração.
O que isso nos ensina? Muitas coisas. Acredito que todos nós deveríamos também fazer nossa caminhada até Emaus, que na verdade é um grande resgate da vida.
Pois acima de tudo ela significa rever nossa própria vida e tudo aquilo o que somos e que fazemos. Das nossas decepções com as pessoas, com as coisas e com o mundo. Toda a nossa frustração diante daquilo que tanto depositamos nossa confiança. Sair de Jerusalém é sair do nosso mundinho cercado de mentiras e comodismo para ir ao encontro daquilo que também existe dentro de nós, ou seja, a Emaús. Só que com o tempo vai nos cegando e ocultando a verdade. Na correria do nosso dia a dia vamos esquecendo da nossa própria capacidade de acreditar em nós e as vezes nas pessoas, pensando que tudo é uma grande farsa.
Sempre que faço minha caminhada no fim da tarde, vou revendo a minha vida, o meu dia, vou falando comigo mesmo e também escuto a mim mesmo. Parece estranho, mais a dinâmica da vida é assim. Sempre me vejo como eu sou, como os outros pensam e como devo ser diante das mais diversas situações que a vida apresenta. Penso no ideal e nas ilusões. Na razão e na emoção. O que mais me alegra é saber que Jesus caminha comigo e sempre me ajuda a ver a verdade.Não permitindo mergulhar as mentiras e na cegueira.
É só no caminho de Emaus(revisão de vida) que percebemos as bobagens que fazemos, as pessoas que magoamos e o que deveríamos fazer e não fizemos. Por que isso? Por que é o momento que nos encontramos conosco mesmo. Mais é preciso ter a coragem de deixar a cegueira de lado para conseguir na caminhada rumo a Emaús rever a vida, ter a certeza de que muitas coisas boas já aconteceram e muitas vezes as mentiras e a própria cegueira nos impedem de ver.
Caminhar até Emaús não é  uma demonstração de fulga dos problemas e das frustrações. Mas a coragem e a atitude de que sempre encontremos Jesus nos fazendo pensar e acreditar que nos caminhos da vida, quando o nosso coração arder significa que Deus está agindo na nossa vida, e revelando aquilo que os nossos olhos estão cegos e não podem enxergar.